SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

O sistema de transferência dos recursos e dos produtos é fundamentado na permuta de recíprocos excedentes. Entidades com esse propósito, ou consórcios, provêm a aquisição de bens dos produtores e lhes oferece diretamente a demanda possível, recebendo em pagamento outros bens. A permuta pode ser também realizada com relações multilaterais, como no caso mais simples no qual A vende bens a B que os vende a C que os paga com mercadorias que B vende a D que paga em dinheiro a B que deposita para A.

O funcionamento do sistema depende da eficiência e da difusão da sua organização. Distinguem-se duas fases: o desenvolvimento de relações e as transações comerciais. A primeira fase se conclui com uma convenção, entre produtor e intermediário, com a qual se estabelece a quantidade de bens para vender em um certo período (três anos), o preço, a forma de pagamento, o início das entregas. A segunda fase tem como objeto a transferência dos bens e o seu pagamento.

Para iniciar o gerenciamento desse sistema foi fundada já há algum tempo uma sociedade com um capital social suficientemente elevado para garantir a possibilidade de pagamento
também para transações de valor consistente.